top of page

CRISE: PREVENIR OU GERIR?

  • Sirlene Milhomem
  • 31 de mar. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 4 de abr. de 2023


No ambiente empresarial, crises podem acontecer a qualquer momento. Estamos falando de situações internas provocadas por processos, decisões e erros, mas também daquelas que envolvem as expectativas do cliente e do mercado, de maneira global.


É nesse contexto que realizar a gestão de crise, de forma efetiva ou mesmo tomar medidas preventivas, vai evitar impactos danosos à reputação da marca, perdas financeiras ou ainda judicialização.


Mas o que fazer para prevenir situações de crise? De fato, não dá para antecipar tudo que pode ocorrer no ambiente de uma empresa que apresenta muitos desafios para se manter ativa, próspera e sustentável. Mas dá para mudar o mindset do “vamos aguardar para ver como é que fica”. Se a empresa tem conhecimento de insatisfação do cliente, de boatos envolvendo o negócio, problema de qualidade de produto ou serviço, ou falta de abastecimento de suprimentos devido a problemas com fornecedores, por exemplo, é hora da ação. Avalie, aja e comunique!


O gestor de comunicação tem que estar envolvido não somente nos protocolos de gestão de crise, mas no desenvolvimento das habilidades direcionadas para o planejamento e análise de mercado. Com ferramentas certas de avaliação de cenários e fatos é possível atuar diretamente no problema, evitando crises, mas sobretudo saber resolvê-las, caso surjam.


Então, fica claro que o lugar do gestor de comunicação é do lado do presidente, CEO, ou daquele que ocupa o cargo mais alto de decisão na empresa. Muitas vezes, simultaneamente ao Conselho de Administração da empresa. Sem essa visão estratégica do negócio, perde-se oportunidade de tirar do caminho as pedras que podem derrubar ou até matar uma empresa.

Comentários


bottom of page